sábado, 24 de setembro de 2011

OVERTRAING (FADIGA CRÔNICA)

                 Na tentativa de alcançar um corpo perfeito as pessoas treinam excessivamente, exibindo sinais e sintomas de supertreinamento. Esses sintomas podem manifestar-se por queda no desempenho, fadiga crônica, queda do sistema imunológico acarretando infecções em geral,  e alterações do humor, estes sintomas podem durar semanas ou até meses.

·         O primeiro passo é interromper o treinamento por um período médio de uma semana.
·         Manter uma dieta equilibrada, com larga variedade de nutrientes e que  contenha, sobretudo, carboidratos, proteínas e eletrólitos. Pode ser necessário o uso de vitaminas e eletrólitos caso a dieta for deficiente.
·         Aumentar a carga de treinamento de forma progressiva após o período de repouso, desde que os sintomas tenham desaparecido.
·         Propiciar as modificações da carga de treinamento, com reduções do volume, alterações da intensidade e evitando a monotonia.
·         Utilizar os processos de recuperação ativa(exercícios bem leves) e passiva(descanso), associando períodos de repouso absoluto.
·         Controlar os estressores psicológicos de origem externa ao treinamento físico, tais como: pressões familiares e no trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário